ATIVIDADE VI
ESCOLA M. ED. INF. JACY KUHN SALAMONI
PROFESSORA: ALMANIR FAORO
TEMA: PRECONCEITO RACIAL
TÍTULO: RELAÇÕES RACIAIS
TURMA: PRÉ I B MATUTINO
Duração; 2 aulas
Conteúdo: Preconceito Racial
Objetivo:
Mostrar que existe um racismo no Brasil e a imagem dos negros nos livros ainda é inferiorizado perante o branco. Aumentar a auto-estima dos alunos afro-descendentes, despertar a turma para a diversidade de raça humana e promover o respeito pelas diversas etnias.
Metodologia:
Fazer um levantamento dos personagens conhecidos pelo grupo, os de cor branca foram a maioria e teve alguns de cor negro. Em seguida foi feito diálogo com os alunos e contos de fada, como o negrinho do pastoreio, desenhos animados e outros. Na seqüência apresentaram-se personagens negras de livros e revistas e desenhos animados que tem disponível na escola, com pessoas representadas, foi de maneira positiva. Discutiu-se os motivos dessa diferença, com as pesquisas dos alunos em livros e revistas que comprovaram a discriminação.
Após presenciar diversas atitudes racistas, foi elaborado atividades para despertar o respeito ás diferenças. Confeccionaram cartazes, recortes e colagem pesquisados pelos alunos.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o interesse e a compreensão dos alunos sobre, as pesquisa, e história e as diferentes raças, o branco e o negro na sociedade brasileira.
Síntese:
A aula ocorreu muito bem, mas deu para perceber que pelos alunos serem pequenos, pude perceber que ainda falta ter muito conhecimento para entenderem um pouco mais sobre o preconceito racial. Os alunos mostraram interesse e participação das aulas dadas.
Eles perceberam que na sala de aula, há uma grande diferença entre eles, alguns negros e a maioria são brancos e compararam suas descendências de acordo a cor da pele de cada um.
quinta-feira, 30 de junho de 2011
quarta-feira, 22 de junho de 2011
FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO VI RELAÇÕES RACIAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
A problematização sobre relações raciais tem se ampliado de forma progressiva na sociedade brasileira nessa última década. Com essa medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura Afra- brasileira, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos a sua identidade e os seus direitos. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira africana, ela não se restringem á população negra, ao contrário diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural capazes de construir uma nação democrática. Portanto nós educadores temos o compromisso de trabalhar este assunto com os nossos alunos, com respeito e igualdade social.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO V
Assinar:
Postagens (Atom)