terça-feira, 27 de setembro de 2011

ATIVIDADE 2.3

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JACY K. SALAMONI,
PROFESSORAS: ALMANIR FAORO E CLAUDIA RIBEIRO
ALUNOS: PRÉ I. FAIXA ETARIA: 4 ANOS.

PLANO DE AULA:

OBJETIVOS:
Ludicidade;
Proporcionar ao aluno uma forma prazerosa de compreender o conteúdo;
Através de o lúdico aproximar o aluno de seu mediador;
Aprender brincando;


CONTEÚDOS:
Interdisciplinar: Português, Matemática, Artes, Música, Psicomotricidade.
Jogos e brincadeiras diversas;
Ovo choco;
Jogo da argola;
Dança da cadeira;

RECURSOS:
Aparelho de som, DVD, Máquina fotográfica.

DURAÇÃO DE CADA ATIVIDADE:
Entre 30 a 45 minutos


ESTRATÉRGIA:
Pensar a importância do brincar nos remete às mais diversas abordagens existentes, como podemos observar o jogo como uma forma de compreender melhor as ações de nossos alunos, através do lúdico o aluno expressa suas emoções e realidade, com Jogos e brincadeiras a criança desenvolvem com mais facilidade o aprendizado. Portanto, o lúdico deverá estar o relacionado à cultura da criança para que a mesma tenha prazer em apreender os objetivos propostos ligados a sua realidade.


AVALIAÇÃO:

No decorrer das atividades as crianças demonstraram interesse em participar das brincadeiras, apresentando prazer e alegria e tiveram um bom desempenho em relação às atividades trabalhadas, percebeu-se que o aluno integrou-se bem com o grupo não apresentando competividade.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/como-criar-jogos-alvo-pre-escola-594446.shtml


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/pdf/orientacao_criando_aula.pdf:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/pdf/dicas_producao_aulas.pdf http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21214





sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO IX







Contagem da história do Chapeuzinho Vermelho,O menino e a bola.
Analisei a história de Chapeuzinho Vermelho da literatura infantil que são muito usados na nossa escola, recontado pelo autor JOÃO de BARRO (Braguinha), e ilustrados por CLAUDIA SCATAMACCHIA, que apresenta os personagens todos de cores brancas inclusive o lobo mau é branco o mesmo não trabalha a diversidade racial, mas quando conto a história falo que os personagens podem ser pretos, brancos ou pardos, para os alunos entenderem que nós somos todos iguais.
E analisando o outro livro de literatura infantil; O MENINO E A BOLA, que conta a história de um menino que sonhava em ter uma bola, esse personagem é cor parda e no decorrer da história apresenta outros personagens de cor branca, parda e preto. Vimos que o autor trabalhou muito bem a diversidade racial.

O menino e a bola/Simoni Goh:ilustrações de Ana Raquel.-São Paulo:Editora do Brasil, 2001.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

ATIVIDADE 1.6 FINALIZANDO O EIXO I

ATIVIDADE 1.6 FINALIZANDO O EIXO I
REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM
ALMANIR FAORO

Com esse espaço educativo, me entusiasmei com os objetivos propostos pelo curso, é um espaço especial para os cursos de formação para professores. A educação é a base do ser humano para a nossa vida em sociedade e para uma vida mais feliz. Também sou educadora e vejo que a nossa base é o caminho mais avançado a seguir, repleto de aprendizados diários em rumo a uma qualidade de vida equilibrada.
O lúdico é fundamental na Educação infantil, para todos os tempos, são objetos mágicos que vão passando de geração em geração, com um poder incrível de encantar crianças e adultos.
Ao estudar o eixo I, que fala a importância de projetos, escolhi o vídeo, “Atividades na EMEI-YOUTUBE”, dessa maneira o brincar é prazer, é alegria, é vivência nas relações da criança com o mundo. Ao brincar a criança vive o prazer de agir, com prazer de projeta se no mundo em uma dinâmica interna que promove a evolução e a maturação psicomotora e psicológica da criança.
http://www.youtube.com/watch?v=KLDK5MIwv5I3

ATIVIDADE 1.5 PROPOSTA DE PROJETOS

ATIVIDADE 1.5
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ESBOÇANDO O PROJETO
PROPOSTA DE PROJETOS
Trabalhar com projetos na Educação Infantil é uma maneira de tornar mais interessante o processo de ensino-aprendizagem, através de elos de estruturação e no contexto de informações, conhecimento, colaboração e responsabilidade de todos (educadores, alunos, pais e os gestores da escola), para que possibilitem o desenvolvimento de aprendizagem fundamental e significativas, de todos os alunos. Fazem parte do projeto os seguintes itens: Título do projeto, objetivo geral, objetivos específicos; desenvolvimento, recursos: físicos e humanos e cronograma da realização, avaliação e auto- avaliação.A escola que é consciente de sua missão deve dar a oportunidade ao educando a chance de desenvolver o conhecimento de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades, afetiva, cognitivas, éticas, na inter-relação pessoal e social para agir com perseverança em busca de conhecimento, utilizando diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos, adquirindo e construindo novos conhecimentos. O projeto está sendo desenvolvendo na Escola de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni. Desta forma este trabalho demonstra relação que existe entre as atividades desenvolvidas dentro das potencialidades das crianças. Todo o projeto está sendo desenvolvidos dentro da unidade escolar com o objetivo de melhorar o ensino aprendizado e auto-estima de toda a unidade escolar.

ATIVIDADE 1.4

ATIVIDADE 1.4
BANCO DE PROJETOS.
ALMANIR FAORO
CLAUDIA RIBEIRO.

Escola Municipal de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni.
Série: PRÉ I B, MT II
Número de alunos: 35 alunos.
Números de professores: 2 professores.
Área do conhecimento: Psicomotricidade.
Tema: LUDICIDADE.
Título do Projeto: Aprender Brincando.
Características do Projeto; Interdisciplinar
Disciplinas envolvidas; Português, Matemática, Psicomotricidade.
Conteúdos envolvidos; Coordenação motora ampla, oralidade, equilíbrio, movimento, percepção, raciocínio lógico.
Descrição geral do projeto:

O presente estudo tem como objetivo ressaltar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. Este trabalho tem como finalidade proporcionar as crianças envolvidas no projeto Lúdico onde estaremos desenvolvendo atividades diversas com os alunos. A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físico, mental, afetivo-emocional e sócio-emocional, buscando estar sempre condizente com a realidade do educando, através da psicomotricidade que a criança pode conviver com os diferentes, tendo a importância de sentimentos que fazem parte da sua realidade interior. Ela irá aos poucos conhecendo a existência dos outros, estabelecimento suas relações sociais. Movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade. Tendo em vista que a criança utiliza-se do corpo como principal meio de interação e comunicação com as pessoas e o mundo que a cercam. Este método, através da atividade lúdica, proporciona a possibilidade de um pleno desenvolvimento da personalidade e dos aspectos cognitivos e motores, fazendo seres mais aptos para enfrentarem o cotidiano social.


OBJETIVO GERAL:
Propiciar uma adaptação através de jogos no desenvolvimento da aprendizagem infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples;
Desenvolver a socialização, a criatividade, a oralidade, raciocínio;
Participar efetivamente das atividades de grupo;
Conhecer regras e normas;
Proporcionar o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina.

Conteúdos propostos a serem trabalhados:
Normas de convivência; ambiente escolar, na comunidade;
vocabulário, relato de fatos vividos em seqüência lógica, relação da oralidade e visualidade com a escrita;
cores, noção de grandeza, posição, capacidade, tempo, classificação, quantidade, textura, direção;
reconhecimento de sua identidade e do próprio corpo, conhecimento dos animais e suas características, dos vegetais, diferenças e semelhanças do ambiente, necessidade de preservação da natureza;
desenho pintura, modelagem, recorte, colagem, dobradura, sucata, trabalhos de motricidade fina, dramatização.

Metodologia:

Observar como se organizam no grupo e individualmente e como reagem as regras;
Diálogo sobre os jogos que gostam;
Pesquisar jogos que seus pais mais gostavam;
Solicitar aos pais para que elaborem jogos para brincar;
Criar jogos e brinquedos com material de sucata;
Utilizar o computador como meio de aprendizagem;
Desenhos representativos;
Pintura e colagem;
Montar um cantinho com jogos, histórias, brinquedos.
Relacionar os jogos com os conteúdos programáticos selecionados.


JUSTIFICATIVA:
A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa construir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino- aprendizagem, favorecendo os aspectos físico, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscando estar sempre condizente com a realidade do educando. Sendo as dinâmicas, as brincadeiras, as cantigas e os jogos são um direito e atividade física e mental da infância onde as crianças criam, fantasiam e interagem com a realidade de maneira espontânea e criativa, cabe a nós educadores ser mediador, desafiador e orientador proporcionar essas atividades, criar espaços, e participando das brincadeiras. Ao propiciar o envolvimento com atividades lúdicas no ambiente escolar os aproxima do ambiente familiar tornando assim menos agressiva a separação da família. Podendo experimentar formas de adaptação no período de inserção, no ambiente escolar, da sua casa e começar construir sua visão de mundo e de convivência em sociedade.
Segundo Almeida, (1987)
“A esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar pensar, tomar consciência de si e do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma nova história e uma sociedade melhor.
Ao vivenciar o lúdico a criança está desenvolvendo o lado físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, ela forma conceitos, relacionas idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento. Dessa forma, “viver o lúdico na sala de aula significa abrir espaço para o prazer, considerando a educação com a vida presente, a melhor forma para se preparar para o futuro. Por isso, justifica-se o presente projeto.



Avaliação: Com base na observação, da participação e pareceres descritivos dos envolvidos no processo, e registrar se os alunos alcançaram os objetivos propostos.
Desafiador e orientador proporcionar essas atividades, criar espaços, disponibilizar Referências Bibliográficas;
Portal do professor, Internet, PCNs, Revista Escola.
materiais, participando das brincadeiras e mediando da construção do conhecimento na totalidade.
Pois,

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Atividade 1.3

ATIVIDADE 1.3- PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS


No meu ponto de vista, o professor precisa ter uma visão com o que quer trabalhar através de projetos. É planejar e replanejar quando algo não caminha de acordo é fundamental repensar estudar diferentes formas de estabelecer conceitos de cidadania e democracia é fundamental importância para que aprendizagens significativas sejam construídas. O projeto precisa ser pesquisado em diferentes fontes de informações com conhecimento que os alunos já têm.
Trabalhar com projetos sem antes ter claros os objetivos que quero atingir, que aprendizagens irão trazer para o aluno não vale a pena, pois sem traçar objetivos claros será somente mais uma atividade que nada acrescentou para os alunos.
Quando elaboramos um projeto pode estar em outra determinada disciplina, no decorrer de sua execução, ele vai abrangendo outras disciplinas, pois considero que as disciplinas geralmente estão interligadas entre si, mesmo que delimite um tema para o projeto, provavelmente vai acabar abordando conteúdos de outras disciplinas.
Um projeto não é algo pronto e acabado. Ao longo de execução poderão surgir novas idéias, para que os objetivos propostos sejam alcançados. Quando um projeto tem um tema para elaborar é importante que este seja de interesse dos alunos. A utilização de recursos tecnológicos também é muito significativa. Com eles, o trabalho pedagógico toma uma dimensão muito maior, possibilitando uma viagem interessante ao mundo do saber.



Relações Raciais - Módulo VIII

Atividade com os alunos do Pré I B, Matutino, simbolizando a cultura Afro-Brasileira.