terça-feira, 6 de setembro de 2011

ATIVIDADE 1.4

ATIVIDADE 1.4
BANCO DE PROJETOS.
ALMANIR FAORO
CLAUDIA RIBEIRO.

Escola Municipal de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni.
Série: PRÉ I B, MT II
Número de alunos: 35 alunos.
Números de professores: 2 professores.
Área do conhecimento: Psicomotricidade.
Tema: LUDICIDADE.
Título do Projeto: Aprender Brincando.
Características do Projeto; Interdisciplinar
Disciplinas envolvidas; Português, Matemática, Psicomotricidade.
Conteúdos envolvidos; Coordenação motora ampla, oralidade, equilíbrio, movimento, percepção, raciocínio lógico.
Descrição geral do projeto:

O presente estudo tem como objetivo ressaltar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. Este trabalho tem como finalidade proporcionar as crianças envolvidas no projeto Lúdico onde estaremos desenvolvendo atividades diversas com os alunos. A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físico, mental, afetivo-emocional e sócio-emocional, buscando estar sempre condizente com a realidade do educando, através da psicomotricidade que a criança pode conviver com os diferentes, tendo a importância de sentimentos que fazem parte da sua realidade interior. Ela irá aos poucos conhecendo a existência dos outros, estabelecimento suas relações sociais. Movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade. Tendo em vista que a criança utiliza-se do corpo como principal meio de interação e comunicação com as pessoas e o mundo que a cercam. Este método, através da atividade lúdica, proporciona a possibilidade de um pleno desenvolvimento da personalidade e dos aspectos cognitivos e motores, fazendo seres mais aptos para enfrentarem o cotidiano social.


OBJETIVO GERAL:
Propiciar uma adaptação através de jogos no desenvolvimento da aprendizagem infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples;
Desenvolver a socialização, a criatividade, a oralidade, raciocínio;
Participar efetivamente das atividades de grupo;
Conhecer regras e normas;
Proporcionar o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina.

Conteúdos propostos a serem trabalhados:
Normas de convivência; ambiente escolar, na comunidade;
vocabulário, relato de fatos vividos em seqüência lógica, relação da oralidade e visualidade com a escrita;
cores, noção de grandeza, posição, capacidade, tempo, classificação, quantidade, textura, direção;
reconhecimento de sua identidade e do próprio corpo, conhecimento dos animais e suas características, dos vegetais, diferenças e semelhanças do ambiente, necessidade de preservação da natureza;
desenho pintura, modelagem, recorte, colagem, dobradura, sucata, trabalhos de motricidade fina, dramatização.

Metodologia:

Observar como se organizam no grupo e individualmente e como reagem as regras;
Diálogo sobre os jogos que gostam;
Pesquisar jogos que seus pais mais gostavam;
Solicitar aos pais para que elaborem jogos para brincar;
Criar jogos e brinquedos com material de sucata;
Utilizar o computador como meio de aprendizagem;
Desenhos representativos;
Pintura e colagem;
Montar um cantinho com jogos, histórias, brinquedos.
Relacionar os jogos com os conteúdos programáticos selecionados.


JUSTIFICATIVA:
A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa construir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino- aprendizagem, favorecendo os aspectos físico, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscando estar sempre condizente com a realidade do educando. Sendo as dinâmicas, as brincadeiras, as cantigas e os jogos são um direito e atividade física e mental da infância onde as crianças criam, fantasiam e interagem com a realidade de maneira espontânea e criativa, cabe a nós educadores ser mediador, desafiador e orientador proporcionar essas atividades, criar espaços, e participando das brincadeiras. Ao propiciar o envolvimento com atividades lúdicas no ambiente escolar os aproxima do ambiente familiar tornando assim menos agressiva a separação da família. Podendo experimentar formas de adaptação no período de inserção, no ambiente escolar, da sua casa e começar construir sua visão de mundo e de convivência em sociedade.
Segundo Almeida, (1987)
“A esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar pensar, tomar consciência de si e do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma nova história e uma sociedade melhor.
Ao vivenciar o lúdico a criança está desenvolvendo o lado físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, ela forma conceitos, relacionas idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento. Dessa forma, “viver o lúdico na sala de aula significa abrir espaço para o prazer, considerando a educação com a vida presente, a melhor forma para se preparar para o futuro. Por isso, justifica-se o presente projeto.



Avaliação: Com base na observação, da participação e pareceres descritivos dos envolvidos no processo, e registrar se os alunos alcançaram os objetivos propostos.
Desafiador e orientador proporcionar essas atividades, criar espaços, disponibilizar Referências Bibliográficas;
Portal do professor, Internet, PCNs, Revista Escola.
materiais, participando das brincadeiras e mediando da construção do conhecimento na totalidade.
Pois,

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