segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO Xi

















FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO XI

ESCOLA M. JACY K. SALAMONI

PROFESSORA: ALMANIR FAORO

Nesta aula dada teve como objetivo de prepará-los para uma prática que seja capaz de se identificar as suas maneiras para no ensino de aprendizagem no futuro, sugerindo novas condutas educacional, que contribuem para uma nova postura estro vertida de muito aproveitamento na escola com alunos negros.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ATIVIDADE 2.5
CURSISTA: ALMANIR FAORO
CRIANDO UM GRUPO DE DISCUSSÃO
Abordando as temáticas dos dois eixos de estudo, foi um momento pessoal de registro que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso da tecnologia, e a partir das leituras, debates, indagação, produções elaboradas, pôde perceber a minha experiência e aprendizagem com esse curso do PTC, e a partir deste espaço, vim conhecer as produções elaboradas de cada participante, pois é um momento pessoal de registrar o processo de orientação e acessar a nova tecnologia, a educação é a base de nós seres humanos para a nossa vida e em sociedade e para uma vida mais feliz. Também sou educadora na educação infantil, vejo que o nosso caminho é mais ameno a seguir, refletem de aprendizados diários em rumo a qualidade de vida equilibrada.
Acho muito bom na prática pedagógica o uso das tecnologias de forma esporádica para ilustrar um trabalho, digitar um texto, copiar uma informação da internet, para tornar as aulas mais atrativas e desenvolver alguns projetos.
No ato em relação ao curso do PITC foi um tema muito importante na educação, principalmente no eixo 3, esclareceu o estudo e a prática no desenvolvimento de ensino aprendizagem em relação aos projetos , currículos e Tecnologias, que também podem ser trabalhados na educação infantil com mais qualidade e formação para a cidadania. Ao professor, pelo curso, muito bem apresentadopela construção de uma sociedade mais democrática.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO X

RELATÓRIO DA AULA DADA.
Durante o desenvolvimento da aula com a turma do PRÉ I, planejada que foi exposto, pude perceber o entusiasmo e a participação efetiva das crianças. Apesar de sua pouca idade, os objetivos propostos pelo trabalho, de possibilitar que os alunos conhecessem e olhassem tocando sua pele, a cor, textura o cabelo, a realização do conhecimento de si e do outro.
O trabalho gerou um senso de responsabilidade para com seu próprio corpo, o senso de observação e participação de todos. Em suma, com este trabalho de relações raciais, foi grande, se igualando todos os alunos em constante harmonia, foi prazerosa e efetuá-lo, e este é um dos motivos de sua circulação neste momento do dia a dia na escola. Com essa aula cada aluno teve o seu tempo para que pudessem perceber e acompanhar sua própria evolução, e aproveitou-se a própria situação de aprendizagem e suas diferentes raças. Cada aluno teve seu percurso individual e foi respeitado seu tempo para aprender com atividades de desenho de um boneco em folha mimeografada colorindo o desenho livremente da cor que o aluno quisesse pintar e recortar, e montar o boneco, para construir um cartaz, com o tema: Somos de muitas cores. Todos os alunos tiveram participação e entenderam o processo da aula na sua aprendizagem.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ATIVIDADE 2.3

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JACY K. SALAMONI,
PROFESSORAS: ALMANIR FAORO E CLAUDIA RIBEIRO
ALUNOS: PRÉ I. FAIXA ETARIA: 4 ANOS.

PLANO DE AULA:

OBJETIVOS:
Ludicidade;
Proporcionar ao aluno uma forma prazerosa de compreender o conteúdo;
Através de o lúdico aproximar o aluno de seu mediador;
Aprender brincando;


CONTEÚDOS:
Interdisciplinar: Português, Matemática, Artes, Música, Psicomotricidade.
Jogos e brincadeiras diversas;
Ovo choco;
Jogo da argola;
Dança da cadeira;

RECURSOS:
Aparelho de som, DVD, Máquina fotográfica.

DURAÇÃO DE CADA ATIVIDADE:
Entre 30 a 45 minutos


ESTRATÉRGIA:
Pensar a importância do brincar nos remete às mais diversas abordagens existentes, como podemos observar o jogo como uma forma de compreender melhor as ações de nossos alunos, através do lúdico o aluno expressa suas emoções e realidade, com Jogos e brincadeiras a criança desenvolvem com mais facilidade o aprendizado. Portanto, o lúdico deverá estar o relacionado à cultura da criança para que a mesma tenha prazer em apreender os objetivos propostos ligados a sua realidade.


AVALIAÇÃO:

No decorrer das atividades as crianças demonstraram interesse em participar das brincadeiras, apresentando prazer e alegria e tiveram um bom desempenho em relação às atividades trabalhadas, percebeu-se que o aluno integrou-se bem com o grupo não apresentando competividade.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/como-criar-jogos-alvo-pre-escola-594446.shtml


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/pdf/orientacao_criando_aula.pdf:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/pdf/dicas_producao_aulas.pdf http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21214





sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO IX







Contagem da história do Chapeuzinho Vermelho,O menino e a bola.
Analisei a história de Chapeuzinho Vermelho da literatura infantil que são muito usados na nossa escola, recontado pelo autor JOÃO de BARRO (Braguinha), e ilustrados por CLAUDIA SCATAMACCHIA, que apresenta os personagens todos de cores brancas inclusive o lobo mau é branco o mesmo não trabalha a diversidade racial, mas quando conto a história falo que os personagens podem ser pretos, brancos ou pardos, para os alunos entenderem que nós somos todos iguais.
E analisando o outro livro de literatura infantil; O MENINO E A BOLA, que conta a história de um menino que sonhava em ter uma bola, esse personagem é cor parda e no decorrer da história apresenta outros personagens de cor branca, parda e preto. Vimos que o autor trabalhou muito bem a diversidade racial.

O menino e a bola/Simoni Goh:ilustrações de Ana Raquel.-São Paulo:Editora do Brasil, 2001.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

ATIVIDADE 1.6 FINALIZANDO O EIXO I

ATIVIDADE 1.6 FINALIZANDO O EIXO I
REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM
ALMANIR FAORO

Com esse espaço educativo, me entusiasmei com os objetivos propostos pelo curso, é um espaço especial para os cursos de formação para professores. A educação é a base do ser humano para a nossa vida em sociedade e para uma vida mais feliz. Também sou educadora e vejo que a nossa base é o caminho mais avançado a seguir, repleto de aprendizados diários em rumo a uma qualidade de vida equilibrada.
O lúdico é fundamental na Educação infantil, para todos os tempos, são objetos mágicos que vão passando de geração em geração, com um poder incrível de encantar crianças e adultos.
Ao estudar o eixo I, que fala a importância de projetos, escolhi o vídeo, “Atividades na EMEI-YOUTUBE”, dessa maneira o brincar é prazer, é alegria, é vivência nas relações da criança com o mundo. Ao brincar a criança vive o prazer de agir, com prazer de projeta se no mundo em uma dinâmica interna que promove a evolução e a maturação psicomotora e psicológica da criança.
http://www.youtube.com/watch?v=KLDK5MIwv5I3

ATIVIDADE 1.5 PROPOSTA DE PROJETOS

ATIVIDADE 1.5
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ESBOÇANDO O PROJETO
PROPOSTA DE PROJETOS
Trabalhar com projetos na Educação Infantil é uma maneira de tornar mais interessante o processo de ensino-aprendizagem, através de elos de estruturação e no contexto de informações, conhecimento, colaboração e responsabilidade de todos (educadores, alunos, pais e os gestores da escola), para que possibilitem o desenvolvimento de aprendizagem fundamental e significativas, de todos os alunos. Fazem parte do projeto os seguintes itens: Título do projeto, objetivo geral, objetivos específicos; desenvolvimento, recursos: físicos e humanos e cronograma da realização, avaliação e auto- avaliação.A escola que é consciente de sua missão deve dar a oportunidade ao educando a chance de desenvolver o conhecimento de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades, afetiva, cognitivas, éticas, na inter-relação pessoal e social para agir com perseverança em busca de conhecimento, utilizando diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos, adquirindo e construindo novos conhecimentos. O projeto está sendo desenvolvendo na Escola de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni. Desta forma este trabalho demonstra relação que existe entre as atividades desenvolvidas dentro das potencialidades das crianças. Todo o projeto está sendo desenvolvidos dentro da unidade escolar com o objetivo de melhorar o ensino aprendizado e auto-estima de toda a unidade escolar.

ATIVIDADE 1.4

ATIVIDADE 1.4
BANCO DE PROJETOS.
ALMANIR FAORO
CLAUDIA RIBEIRO.

Escola Municipal de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni.
Série: PRÉ I B, MT II
Número de alunos: 35 alunos.
Números de professores: 2 professores.
Área do conhecimento: Psicomotricidade.
Tema: LUDICIDADE.
Título do Projeto: Aprender Brincando.
Características do Projeto; Interdisciplinar
Disciplinas envolvidas; Português, Matemática, Psicomotricidade.
Conteúdos envolvidos; Coordenação motora ampla, oralidade, equilíbrio, movimento, percepção, raciocínio lógico.
Descrição geral do projeto:

O presente estudo tem como objetivo ressaltar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. Este trabalho tem como finalidade proporcionar as crianças envolvidas no projeto Lúdico onde estaremos desenvolvendo atividades diversas com os alunos. A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físico, mental, afetivo-emocional e sócio-emocional, buscando estar sempre condizente com a realidade do educando, através da psicomotricidade que a criança pode conviver com os diferentes, tendo a importância de sentimentos que fazem parte da sua realidade interior. Ela irá aos poucos conhecendo a existência dos outros, estabelecimento suas relações sociais. Movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade. Tendo em vista que a criança utiliza-se do corpo como principal meio de interação e comunicação com as pessoas e o mundo que a cercam. Este método, através da atividade lúdica, proporciona a possibilidade de um pleno desenvolvimento da personalidade e dos aspectos cognitivos e motores, fazendo seres mais aptos para enfrentarem o cotidiano social.


OBJETIVO GERAL:
Propiciar uma adaptação através de jogos no desenvolvimento da aprendizagem infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples;
Desenvolver a socialização, a criatividade, a oralidade, raciocínio;
Participar efetivamente das atividades de grupo;
Conhecer regras e normas;
Proporcionar o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina.

Conteúdos propostos a serem trabalhados:
Normas de convivência; ambiente escolar, na comunidade;
vocabulário, relato de fatos vividos em seqüência lógica, relação da oralidade e visualidade com a escrita;
cores, noção de grandeza, posição, capacidade, tempo, classificação, quantidade, textura, direção;
reconhecimento de sua identidade e do próprio corpo, conhecimento dos animais e suas características, dos vegetais, diferenças e semelhanças do ambiente, necessidade de preservação da natureza;
desenho pintura, modelagem, recorte, colagem, dobradura, sucata, trabalhos de motricidade fina, dramatização.

Metodologia:

Observar como se organizam no grupo e individualmente e como reagem as regras;
Diálogo sobre os jogos que gostam;
Pesquisar jogos que seus pais mais gostavam;
Solicitar aos pais para que elaborem jogos para brincar;
Criar jogos e brinquedos com material de sucata;
Utilizar o computador como meio de aprendizagem;
Desenhos representativos;
Pintura e colagem;
Montar um cantinho com jogos, histórias, brinquedos.
Relacionar os jogos com os conteúdos programáticos selecionados.


JUSTIFICATIVA:
A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa construir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino- aprendizagem, favorecendo os aspectos físico, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscando estar sempre condizente com a realidade do educando. Sendo as dinâmicas, as brincadeiras, as cantigas e os jogos são um direito e atividade física e mental da infância onde as crianças criam, fantasiam e interagem com a realidade de maneira espontânea e criativa, cabe a nós educadores ser mediador, desafiador e orientador proporcionar essas atividades, criar espaços, e participando das brincadeiras. Ao propiciar o envolvimento com atividades lúdicas no ambiente escolar os aproxima do ambiente familiar tornando assim menos agressiva a separação da família. Podendo experimentar formas de adaptação no período de inserção, no ambiente escolar, da sua casa e começar construir sua visão de mundo e de convivência em sociedade.
Segundo Almeida, (1987)
“A esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar pensar, tomar consciência de si e do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma nova história e uma sociedade melhor.
Ao vivenciar o lúdico a criança está desenvolvendo o lado físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, ela forma conceitos, relacionas idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento. Dessa forma, “viver o lúdico na sala de aula significa abrir espaço para o prazer, considerando a educação com a vida presente, a melhor forma para se preparar para o futuro. Por isso, justifica-se o presente projeto.



Avaliação: Com base na observação, da participação e pareceres descritivos dos envolvidos no processo, e registrar se os alunos alcançaram os objetivos propostos.
Desafiador e orientador proporcionar essas atividades, criar espaços, disponibilizar Referências Bibliográficas;
Portal do professor, Internet, PCNs, Revista Escola.
materiais, participando das brincadeiras e mediando da construção do conhecimento na totalidade.
Pois,

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Atividade 1.3

ATIVIDADE 1.3- PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS


No meu ponto de vista, o professor precisa ter uma visão com o que quer trabalhar através de projetos. É planejar e replanejar quando algo não caminha de acordo é fundamental repensar estudar diferentes formas de estabelecer conceitos de cidadania e democracia é fundamental importância para que aprendizagens significativas sejam construídas. O projeto precisa ser pesquisado em diferentes fontes de informações com conhecimento que os alunos já têm.
Trabalhar com projetos sem antes ter claros os objetivos que quero atingir, que aprendizagens irão trazer para o aluno não vale a pena, pois sem traçar objetivos claros será somente mais uma atividade que nada acrescentou para os alunos.
Quando elaboramos um projeto pode estar em outra determinada disciplina, no decorrer de sua execução, ele vai abrangendo outras disciplinas, pois considero que as disciplinas geralmente estão interligadas entre si, mesmo que delimite um tema para o projeto, provavelmente vai acabar abordando conteúdos de outras disciplinas.
Um projeto não é algo pronto e acabado. Ao longo de execução poderão surgir novas idéias, para que os objetivos propostos sejam alcançados. Quando um projeto tem um tema para elaborar é importante que este seja de interesse dos alunos. A utilização de recursos tecnológicos também é muito significativa. Com eles, o trabalho pedagógico toma uma dimensão muito maior, possibilitando uma viagem interessante ao mundo do saber.



Relações Raciais - Módulo VIII

Atividade com os alunos do Pré I B, Matutino, simbolizando a cultura Afro-Brasileira.





terça-feira, 16 de agosto de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO VII

De acordo com a aula desenvolvida com os alunos do Pré I B sobre o preconceito racial, por meio de exposição oral, desenhos e recortes de livros e revistas: no primeiro momento realizou-se o diálogo com os alunos e pesquisaram os desenhos que continha nos livros e revistas, cada um se identificando a sua raça e cor, alguns alunos não se identificou a sua cor. E por meio dos desenhos foi possível observar qual a compreensão tida pelos dois cor brancos e negros. O branco foi representado como civilizado, bem apresentado sorridente, enquanto o negro seria o inverso, meio rural ligado mais ao tralho físico. Foi possível observar a pouca compreensão sobre a imagem do negro e branco. No segundo momento: tiveram atividades com recortes e colagem dos desenhos tirados dos livros e revistas, recortando as figuras e colagem na folha de ofício.
No espaço da aula com os alunos tiveram um bom aproveitamento e um pouco de conhecimento de si e do outro, com os alunos em sala, eles não tem preconceito das diferenças ou divergências étnicas na sala que participam.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO VI

ATIVIDADE VI
ESCOLA M. ED. INF. JACY KUHN SALAMONI
PROFESSORA: ALMANIR FAORO
TEMA: PRECONCEITO RACIAL
TÍTULO: RELAÇÕES RACIAIS
TURMA: PRÉ I B MATUTINO
Duração; 2 aulas
Conteúdo: Preconceito Racial
Objetivo:
Mostrar que existe um racismo no Brasil e a imagem dos negros nos livros ainda é inferiorizado perante o branco. Aumentar a auto-estima dos alunos afro-descendentes, despertar a turma para a diversidade de raça humana e promover o respeito pelas diversas etnias.
Metodologia:
Fazer um levantamento dos personagens conhecidos pelo grupo, os de cor branca foram a maioria e teve alguns de cor negro. Em seguida foi feito diálogo com os alunos e contos de fada, como o negrinho do pastoreio, desenhos animados e outros. Na seqüência apresentaram-se personagens negras de livros e revistas e desenhos animados que tem disponível na escola, com pessoas representadas, foi de maneira positiva. Discutiu-se os motivos dessa diferença, com as pesquisas dos alunos em livros e revistas que comprovaram a discriminação.
Após presenciar diversas atitudes racistas, foi elaborado atividades para despertar o respeito ás diferenças. Confeccionaram cartazes, recortes e colagem pesquisados pelos alunos.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o interesse e a compreensão dos alunos sobre, as pesquisa, e história e as diferentes raças, o branco e o negro na sociedade brasileira.
Síntese:
A aula ocorreu muito bem, mas deu para perceber que pelos alunos serem pequenos, pude perceber que ainda falta ter muito conhecimento para entenderem um pouco mais sobre o preconceito racial. Os alunos mostraram interesse e participação das aulas dadas.
Eles perceberam que na sala de aula, há uma grande diferença entre eles, alguns negros e a maioria são brancos e compararam suas descendências de acordo a cor da pele de cada um.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO VI RELAÇÕES RACIAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

A problematização sobre relações raciais tem se ampliado de forma progressiva na sociedade brasileira nessa última década. Com essa medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura Afra- brasileira, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos a sua identidade e os seus direitos. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira africana, ela não se restringem á população negra, ao contrário diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural capazes de construir uma nação democrática. Portanto nós educadores temos o compromisso de trabalhar este assunto com os nossos alunos, com respeito e igualdade social.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO V




ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM O PRÉ I B SOBRE RESPEITO AS DIVERSIDADES E ETNIAS, EM NOSSO MEIO ESCOLAR E SOCIAL. PROFESSORA:ALMANIR FAORO.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

FOMAÇÃO CONTINUADA MODULO IV





Foi desenvolvido esta atividade com os alunos do Pré I B Matutino, com jogos e brincadeiras com bola,interagindo a cooperação, expressão corporal, participação e desenvolvimento socializadores da criança.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA





ATIVIDADES COM O PRÉ I B MATUTINO REPRESENTANDO AS DIFERENÇAS CULTURAIS.
PROFESSORA: ALMANIR.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ATIVIDADE 2.7 WIKICIONÁRIO

ATIVIDADE 2.7 WIKICIONÁRIO

Navegando pelo Wikicionário, é ter mais uma nova experiência. Que se torna muito interessante e produtivo, pois além de se obter mais fonte de conhecimento e pesquisa a capacidade de se contribuir, é também novas curiosidades. No início tive dificuldade de encontrar os verbetes, mas depois de compreender e pesquisar na internet, principalmente termos que se refere pelo Wikicionário.
Acredito que o Wikicionário será mais um site de pesquisa para mim e também para os alunos, nele podemos estar sempre inovando os nossos conhecimentos e aprendendo mais.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

JOGOS E BRINCADEIRAS

pesquisa por projeto

ALMANIR FAORO

ÁGUA BOA 19/04/2011

Atv 1.7 Pesquisa por Projeto.

A importância dos jogos e brincadeiras na escola, são atividades muito importantes na vida da criança que é brincar.
O lúdico leva a criança a compreender com mais facilidade o mundo adulto do qual ela faz parte.
Ao valorizar os jogos e brincadeiras, estaremos não só estimulando a criatividade e a imaginação infantil como também permitindo uma melhor adaptação da criança ao seu meio.
Nosso objetivo é divulgar jogos e brincadeiras com os alunos da escola, proporcionar, através jogos e brincadeiras o desenvolvimento da auto-crítica na criança, socializar os jogos e brincadeiras que foram resgatados entre pais e professores com os alunos.
Apresentar algumas brincadeiras trazidas pelos alunos na comunidade escolar.
Queremos também resgatar, jogos e brincadeiras entre a comunidade escolar, bem como entre as famílias de nossos alunos que estão sendo deixadas de lado, em nome do grande avanço tecnológico que temos vivenciado em nossos dias.
Assim queremos despertar o gosto entre nossos alunos pelos jogos e brincadeiras, pois sabemos que o lúdico é um importante recurso pedagógico e que é capaz de levar o aluno a uma melhor socialização, um instrumento para ativar a memória a atenção, a observação e a perspicácia.
Tem como metodologia orientar o aluno a pesquisar em seu meio familiar os jogos e brincadeiras que foram desenvolvidas em sua família.
Este projeto será desenvolvido na escola Jacy K. Salamoni, com os alunos do Pré I e Pré II.Tem como cronograma o ano todo.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

ATIVIDADE1.6

Almanir Faoro
Água Boa 16/04/2011

Momento de reflexão.



1.6 Momento de reflexão. Tenho como prática pedagógica o diário o planejamento com os objetivos, conteúdos e metodologia, com o uso do computador, TV, som, voltados para o desenvolvimento de um conjunto de competências e de habilidades essenciais, a fim de que os alunos possam fundamentalmente compreender e refletir sobre a realidade, participando e agindo no contexto de uma sociedade comprometida com o futuro. Portanto que também que esteja disponível na escola para que eles aprendam a conhecer as tecnologias e integrá-los no seu conhecimento.

ATIVIDADE 1.5

Almanir Faoro

Água Boa 16/04/2011

Experiências Sugestões de aulas.


Ativ.1.5 Experiências Sugestões de aulas. Sou professora do Pré I de crianças de 4 anos, costumo propor brinquedos de encaixe ou parque eles ganham destaque os jogos de regras, que exigem cumprimento de normas, concentração e raciocínio e principalmente os simbólicos. Eles se apropriam do elemento da realidade e dão a eles novos significados. Também através de histórias. E por meio da fantasia, aprende as culturas, por exemplo, usam frases ouvidas de diálogos dos adultos, da TV, e em especial de livros de histórias contadas por mim e usam sua imaginação, criando Mo

quarta-feira, 13 de abril de 2011

QUEM SOU EU?

ATIVIDADE I.

Quem sou eu como professor e aprendiz? Vivemos em meio a uma
diversidade de informações e apesar da minha pouca experiência em tecnologia
como professora da educação infantil sinto dificuldades em despertar para os alunos
a importância do conhecimento essencial da realidade nessa fase da vida da criança.
Com esse avanço tecnológico, se tornou um dos maiores desafios que enfrentamos
atualmente, na forma de ensinar na sociedade onde estamos inseridos, num processo de
ensino aprendizagem no qual a atual sociedade exige. E assim como professora devo
estar aberta as novas formas de desenvolver meu trabalho para com que o aluno seja
capaz de construir e produzir conhecimento. Se observar que a sociedade não consegue
lidar com o avanço de novas descobertas e conhecimentos, o qual tem que se moldar
e adaptar-se a sociedade. Mas o papel do professor em meio a tudo isto tem que ser de
certa forma se desestruturando, uma vez que cabia a este o papel ou a função de passar
o conhecimento, na atual sociedade chamada de sociedade do conhecimento tornando-
se a conhecer novas características que defina novas formas de ensinar. Acredito que a
interação de professores e alunos enriquece bastante os nossos conhecimentos, pois é
uma grande satisfação e até realização, trabalhar num clima de interação em qualquer
que seja a atividade, inclusive formação continuada. Precisamos refletir e dinamizar
nossa prática pedagógica, organizar conteúdos interessantes, buscar soluções para os
problemas que certamente se apresentarão, compartilhando experiências, ensinando e
aprendendo com os colegas e até mesmo com os alunos, para que possamos vencer os
desafios impostos pela sociedade e pela evolução tecnológica.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Educação e tecnologia

Educação e Tecnologia

Estamos diante de uma educação moderna, a caminho da tecnologia e transformação, na era da comunicação que ganham espaço nas salas de aulas. O uso de computadores, que facilita possibilidades existentes e que podem ser aproveitado no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.
Com a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social cultural e tecnológica, como modelos pedagógicos, tornando meios de informação, conteúdos, os valores, as competências, as per formas e as habilidades social como fundamentais para a formação humana.
A presença dos elementos tecnológicos na sociedade vem transformando o modo das pessoas se comunicarem, se relacionarem e construírem conhecimentos. Somos hoje praticamente vividos pelas novas tecnologias.

As Sereias no ensino eletronico

As Sereias do Ensino Eletrônico


Registrando a própria reflexão: O texto nos alerta e nos leva a refletir sobre o uso das tecnologias em nossa vida e nas escolas. Nós como professores devemos refletir bastante sobre o uso dessa nova tecnologia dentro da escola, de como usar essa ferramenta de trabalho, achar o uso adequado e ideal, que não é tarefa fácil, mas é muito importante para que possamos interagir com os nossos alunos e com esse mundo tecnológico, que apresenta a nossa volta.
Com ouso da internet, é importante usar com cautela esse tipo de instrumento, para que não nos tornemos dependentes dela, e a usemos adequadamente.
Quanto a educação, primeiro, há a necessidade tornar acessível o uso de tal tecnologia em todos os tipos de instruções, levando-se em conta as diferentes situações em que as escolas se encontram. Depois, existem os fatores tempo e processo de adaptação, que ocasionam demora, é só ver deste curso a execução das tarefas, para deixar bem exemplificado. Por último pretendo, refletir um pouco mais sobre essa nova tecnologia, o que tenho feito de diferente em minha prática diária.